[CT-CDIA] EU-LAC Expert Groups - AI, Blockchain, Cybersecurity, etc.
Leandro Neumann Ciuffo
leandro.ciuffo em rnp.br
Segunda Setembro 23 18:11:51 -03 2024
Pessoal,
A RNP participa do Projeto SPIDER - https://spidernetwork.org/ - uma iniciativa internacional voltada para a promoção do uso da infraestrutura do programa BELLA<https://redclara.net/index.php/pt/noticiasyeventos/noticias/2231-bella-o-cabo-ellalink-entre-a-america-do-sul-e-a-europa-e-a-futura-expansao-da-redclara> - principal sistema de cabos submarinos de comunicação entre o Brasil e a Europa.
Identificamos a seguinte lista de "tecnologias emergentes" com o potencial de apoiar a transformação digital e cujas pesquisas podem se beneficiar da conectividade entre Europa e América Latina.
Nos próximos dias 8 e 9 de outubro o projeto SPIDER vai organizar uma reunião online para identificar oportunidades de cooperação em torno dessas tecnologias.
É uma daquelas reuniões com uso do Miro, tipo design sprint, com especialistas nas respectivas tecnologias. Os resultados servirão de insumo para um "Call for Ideas" que será realizado pelo projeto.
Dia 8/10: Temática: AI, Cloud Computing, Blockchain, 5G
Dia 9/10: Temática: HPC, Quantum technologies, Cybersecurity and Virtual Research Environments (VRE)
Se alguém tem ou planeja ter projetos em cooperação com Europa ou outros países da América Latina nessas temáticas, e tem disponibilidade de participar, me escreva em pvt que eu passo mais informações.
abraços,
Leandro Ciuffo | Diretor Adjunto de Serviços para Experimentação e e-Ciência
Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI)
Tel.: +55 21 98216-9385 | Teams: leandro.ciuffo em rnp | https://linktr.ee/lciuffo
www.rnp.br<https://www.rnp.br/>
[cid:1cddddd5-86a1-401c-92de-fecd726395c4]
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.rnp.br/pipermail/ct-cdia/attachments/20240923/f6d12788/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Outlook-xx4ib5zy.png
Tipo: image/png
Tamanho: 15527 bytes
Descrição: Outlook-xx4ib5zy.png
URL: <http://listas.rnp.br/pipermail/ct-cdia/attachments/20240923/f6d12788/attachment-0001.png>
Mais detalhes sobre a lista de discussão CT-CDIA